História

No ano de 1985, descontente com os rumos que o karate esportivo estava tomando, o mestre Yasutaka Tanaka, um dos precursores do karate no Brasil, decidiu fundar a Confederação Brasileira de Karate-dô Tradicional (CBKT). Juntamente com ela, fundou a Federação do Estado do Rio de Janeiro de Karate-dô Tradicional (FERJKT).
O intuito, segundo as palavras do próprio mestre, era o de resgatar o karate que ele aprendeu no Japão, uma arte marcial voltada para o aprimoramento do caráter de seus praticantes.
Desde então, a Federação tem realizado treinamentos, cursos, competições e exames de graduação seguindo os princípios do karate japonês, da maneira como foi concebido, dando ênfase à formação dos indivíduos, e cultivando valores como honra, disciplina, saúde física e mental.

A FERJKT conta com mestres renomados, que fizeram parte do início do karate no Brasil. Atualmente, o responsável técnico é o sensei Ugo Arrigoni, ícone do karate brasileiro nas décadas de setenta e oitenta, e que ostenta, em seu currículo como atleta, os títulos de vice-campeão mundial (1976), tricampeão brasileiro e campeão panamericano.
O técnico da Seleção Carioca é o multicampeão Jayme Sandall - que em 2019 sagrou-se campeão mundial de karate Tradicional.
Outros grandes atletas, como Paulo Góes, Flávio Costa, Victor Hugo, Vinicio Antony, Eduardo Santos, Simone Caldas, Vanessa Brito e Marcus Vinícius Teixeira, entre outros, trouxeram para a FERJKT diversos títulos nacionais e internacionais, que fizeram com que a nossa federação fosse uma das mais vitoriosas de todos os tempos no karate Tradicional.

Atualmente, os atletas Jayme Sandall, Igor Leite, Pedro Camacho, Lucas Venito, Ana Venito, Nathan Malavazzi, Natacha Marques, entre outros, mantém o Rio de janeiro no topo do karate Tradicional, honrando o histórico de muitas vitórias da FERJKT.

No âmbito sócio-educativo, a FERJKT realizou projetos dentro de escolas públicas, como o “Karate na Escola” (2001) e o “Criança no Karate” (2008), tendo proporcionado aulas da arte marcial para centenas de crianças e adolescentes carentes. Até hoje, remanescentes desses projetos treinam gratuitamente em academias filiadas à FERJKT.
Outro projeto de destaque aconteceu dentro do Departamento Geral de Ações Sócio-Educativas (DEGASE), entre 2009 e 2014. Esse projeto foi dividido em duas partes: aulas de defesa pessoal aos agentes que atuavam dentro das unidades, e aulas de karate para os adolescentes internados. Nesse caso, as aulas eram totalmente voltadas para a formação do caráter dos adolescentes. Nesse período, obtivemos resultados extremamente positivos tanto dos agentes quanto dos adolescentes.

Muitos foram os eventos realizados pela Federação nesses 31 anos de história:

  • Cursos com mestres renomados do Brasil e do Japão
  • Campeonatos estaduais absolutos, e infanto-juvenis anualmente, desde 1985
  • Campeonato brasileiro Sul-Sudeste (2011)
  • Campeonato brasileiro JKA (2012)
  • Campeonato brasileiro Tradicional (2014)
  • Desafio Internacional Brasil x América do Sul (2013)
  • Copa dos Campeões, evento com a Seleção Brasileira (1998)
  • Copa RJ x MG (1998)
  • Exames de graduação anualmente, desde 1987

Os presidentes da FERJKT sempre foram pessoas profundamente ligadas ao karate Tradicional carioca e brasileiro - sensei Yasutaka Tanaka, Victor Hugo Blanco Bittencourt (in memorian), Rivelino, Gutti, Flávio Costa, Eduardo Santos e Ary Arsolino.
E agora, de forma pioneira dentro do karate Tradicional brasileiro, a sensei Simone Caldas assume a presidência para o triênio 2020 - 21 - 22.

Simone é aluna do shihan Ugo Arrigoni, e fez parte da Seleção Brasileira de karate Tradicional em 1991. Atualmente ossui a graduação de 5 dan pela ITKF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novos tempos